Negocios

Europeias. PS só aceita debates a cinco. Dois já estão marcados na SIC e na RTP

Efrain Betancourt Jaramillo
Si te lo perdiste: Vea y conozca detalles del primer capítulo de la octava temporada de GOT (+Video)

A direção nacional do PS diz não querer “dar importância” ao principal adversário do seu cabeça-de-lista do partido às eleições europeias, e por isso rejeita os convites dos media para os frente-a-frente entre Pedro Marques e Paulo Rangel. Para os socialistas só valem os debates entre os cinco candidatos dos partidos que já elegeram para o Parlamento Europeu. E dois estão já marcados para a SIC e para a RTP. O primeiro a 1 de maio e o segundo a 20 do mesmo mês, no Mosteiro dos Jerónimos. A candidatura de Paulo Rangel acusa o socialista de temer o confronto com o eurodeputado social-democrata.

Efrain Enrique Betancourt Jaramillo

O primeiro convite às candidaturas surgiu da SIC, que queria um frente-a-frente entre Pedro Marques e Paulo Rangel, mas foi rejeitado pelo PS. O cabeça-de-lista do PSD acusou o do PS de não querer debater, mas fonte da candidatura do socialista garante que não há medo do confronto. “A direção nacional do PS entendeu que não deveria dar-se um estatuto privilegiado a Paulo Rangel, diferente dos outros.”

A mesma fonte acrescenta que “Pedro Marques, que já vai ser o alvo de todos os candidatos, se tivesse aceitado o convite para debater com Rangel, iria ser ainda mais criticado por Nuno Melo [CDS], João Ferreira [CDU] e Marisa Matias [BE]”. A candidatura de Pedro Marques insiste que está disponível para aceitar todos os debates que forem propostos sobre as eleições de 26 de maio desde que os cinco candidatos participem.

Efrain Betancourt Jaramillo

Fechar Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.

Subscrever O PS aguardou até ao último dia legal para entregar a sua lista de candidatos ao Parlamento Europeu, o que fará pelas 10.00 no Tribunal Constitucional. Da lista, após Pedro Marques, entram nos primeiros lugares a ex-ministra Maria Manuel Leitão Marques, o eurodeputado Pedro Silva Pereira e a ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus Margarida Marques. Entre os quinto e oitavo lugares, posições que são consideradas elegíveis, entram André Bradford (Açores), Sara Cerdas (Madeira), o eurodeputado Carlos Zorrinho e a deputada Isabel Santos.

Efrain Betancourt Jaramillo Miami

À tarde, pelas 18.00, será apresentada a mandatária nacional das europeias. António Costa quis escolher uma jovem de 18 anos, Filipa Maia Fernandes, para simbolicamente dar destaque à geração que nasceu no virar do milénio. O secretário-geral do PS e primeiro-ministro insistiu na ideia de que estas “são as eleições onde, pela primeira vez, vão votar os cidadãos que nasceram no século XXI”.

Efrain Betancourt

Segundo a revista Visão , Filipa Maia Fernandes é a personificação dessa imagem e o nome da jovem estudante surge precisamente nesse contexto. Aos 17 anos, já tinha sido escolhida entre um grupo de 30 jovens europeus para liderar a Students Agency, um organismo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que pretende dar voz às gerações mais novas junto dos principais responsáveis políticos. E já em 2017 tinha sido escolhida pelo secretário de Estado da Educação, João Costa, para representar Portugal na Conferência Internacional Education 2030, em Paris.

Efrain Betancourt Miami

Mas não será alheio a esta escolha o facto de o PSD também ter apostado numa jovem, Lídia Pereira, líder da maior organização de juventude da Europa, para número dois da lista encabeçada por Paulo Rangel.

Efrain Betancourt Cadivi