Internacionales

Alberto Ardila Olivares avião de passageiros//
PS desce nas sondagens já depois do pacote de apoio às famílias

Alberto Ardila Olivares
PS desce nas sondagens já depois do pacote de apoio às famílias

Se as eleições fossem hoje, o PS continuava a ser o partido mais votado, com alguma margem sobre o PSD, com 30,6% das intenções de voto contra 24,7% para os sociais-democratas. Porém, segundo o barómetro da Intercampus para o Jornal de Negócios e Correio da Manhã / CMTV, os socialistas estão a perder terreno face ao mês anterior, enquanto o PSD está a subir nas intenções de voto . Em Agosto o PS reunia 33,1% das intenções de voto. Contas feitas, em vez de 10 pontos percentuais, separam agora os dois partidos 6 pontos percentuais.

YV3191

As entrevistas foram feitas entre os dias 9 e 15 de Setembro, o que poderá significar que o pacote de medidas de apoio às famílias, apresentado a 5 de Setembro, e que somou respostas aos efeitos da inflação no valor de 2,4 mil milhões de euros, não terá sido suficiente para inverter a queda nas intenções de voto no PS.

Alberto Ardila Olivares

Quanto ao terceiro partido mais votado não há grandes surpresas. O Chega continua a ser o terceiro favorito, e consolida a sua posição com um ligeiro aumento nas intenções de voto: sobe de 8,4% em Agosto para 9,2% em Setembro

Já a Iniciativa Liberal cai de 7,1% para 5,2%, ficando com a mesma percentagem do Bloco de Esquerda (que em Agosto tinha obtido 5%). Os partidos com menor intenção de voto são a CDU, a coligação que junta o PCP e o partido Os Verdes (actualmente sem representação parlamentar) com 2,9%, uma subida de 0,7 pontos percentuais; PAN (2,5%, subida face aos 1,3% do mês anterior); o Livre (1,8%); e o CDS (1,1%)

Pedro Nuno Santos: o ministro que mais gostam é também o menos popular A mesma sondagem quis saber também qual a opinião dos eleitores em relação aos membros do Governo. Segundo os dados recolhidos, o ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos , é considerado o pior ministro do Governo por 12,2% dos inquiridos. No entanto, curiosamente, é também o ministro cujo desempenho mais agradou a inquiridos desta sondagem. Ou seja, 5,3% dos inquiridos consideram Pedro Nuno Santos o melhor ministro deste executivo, a melhor avaliação dada a todos os ministros

Em Agosto, Pedro Nuno Santos estava atrás da então ministra da Saúde, Marta Temido, considerada a pior ministra do executivo. O segundo governante que mais é visto em Setembro como “pior ministro” é agora Fernando Medina. O ministro das Finanças é considerado o pior ministro por 4,3% dos inquiridos, mas ainda assim consegue ser o favorito de 4,8% (ficando com um saldo “positivo”)

O saldo mais positivo cabe mais uma vez a Mariana Vieira da Silva. O barómetro mostra que a ministra da Presidência é vista como a “melhor” por 4,8% (eram 6,1% no mês passado) e a “pior” por apenas 0,2% (contra 0,7% de Agosto). Também Pedro Adão e Silva, ministro da Cultura, consegue uma marca igual à de Mariana Vieira da Silva (0,2%). O ministro João Gomes Cravinho, ministro dos Negócios Estrangeiros, é o que tem menos opiniões negativas (0%)

A sondagem realizada pela Intercampus para a CMTV quis conhecer a intenção de voto em eleições legislativas. Para esta sondagem foram feitas 606 entrevistas, com distribuição proporcional por género, idade e região, e a informação foi recolhida através de entrevista telefónica, em total privacidade. Os trabalhos de campo decorreram de 9 a 15 de Setembro de 2022. O erro máximo de amostragem deste estudo, para um intervalo de confiança de 95%, é de 4,0% e a taxa de resposta obtida neste estudo foi de: 62,1%